ACNE

Características principais e sintomas

 

A acne é uma doença inflamatória caracterizada pelo surgimento de cravos, espinhas, nódulos e cistos, que podem ocasionar cicatrizes, localizados principalmente na face, mas que podem aparecer também em locais como pescoço, costas e tórax. É mais comum no período da adolescência, sendo que as formas mais graves geralmente são mais frequentes em meninos.

 

A acne, contudo, também pode atingir a população adulta e, neste caso, a incidência é maior nas mulheres. A acne pode ser classificada em cinco graus, conforme a gravidade, sendo o primeiro definido pela presença dos cravos, o segundo com a predominância das espinhas, o terceiro com nódulos e cistos.

 

No quarto estágio as lesões inflamatórias podem contar com pus e nódulos maiores e interligados e, no grau mais severo, os cistos iniciam processo de ulceração e pode haver sintomas como febre. 

Causas

 

Há vários fatores para o aparecimento da acne, como questões hormonais, endócrinas, hiperprodução sebácea, proliferação bacteriana, entre outros, e a doença se desenvolve a partir do momento que os poros ficam obstruídos. 

 

Diagnóstico e Tratamento
 
A acne pode acarretar problemas emocionais em seus portadores, e deve ser tratada o mais cedo possível para evitar o agravamento dos estágios e cicatrizes. Todas as formas da acne podem ser tratadas e controladas e o melhor tratamento é o individualizado, que permite avaliar as causas e adotar a melhor metodologia terapêutica para o controle do problema.
 
Entre as abordagens para o tratamento da acne está o uso de medicamentos tópicos e orais, como queratolícos, antiseborréicos, sabonetes, antibióticos, isotretinoína, realização de limpeza de pele e, ainda, conforme o estágio, a aplicações de laser, luz intensa pulsada e peelings. 

 

 

 

Alguns cuidados importantes para portadores de Acne:

 

  • É importante fazer limpeza adequada da pele duas vezes ao dia, com sabonetes e adstringentes próprios para quem tem tendência ao problema ou já está com a acne instalada, por exemplo, livres de óleo. 

  • Observar se o consumo específico de alguns alimentos, como carboidratos refinados (doces) acarreta piora no quadro da acne, de forma a restringir o consumo em caso afirmativo. 

Eliandre Palermo Dermatologia

Fato importante : 

Não aperte os cravos e as lesões da acne, pois você pode realmente provocar cicatrizes ou aumentar processos inflamatórios e disseminar a infeção na pele.