HIPERIDROSE

Características principais e sintomas

 

A hiperidrose caracteriza-se pela produção excessiva de suor, geralmente em áreas como axilas, cabeça, virilha, mãos e pés, por contarem com mais glândulas sudoríparas, embora qualquer parte do corpo possa ser afetada.

 

A doença pode desencadear outros problemas, como aparecimento de micoses e de odores desagradáveis, por conta da proliferação de bactérias ocasionada pelo suor em excesso.

 

A hiperidrose pode gerar ou agravar problemas emocionais em grande parte das pessoas que precisam lidar cotidianamente com ela, pois causa transtornos em tarefas simples do dia a dia e em situações sociais, levando à mudanças de hábitos significativas.

Causas

 

Não se conhecem exatamente as causas da hiperidrose, mas, admite-se que nos portadores de hiperidrose primária haja estimulação do sistema nervoso simpático, em nível central, provocando o excesso de sudorese. Há associação da hiperidrose com fatores genéticos, mas é uma resposta individual a estímulos estressantes, presentes em diferentes níveis na vida de qualquer pessoa. 

 

 

Diagnóstico e Tratamento
 

É importante saber que a hiperidrose pode ser amenizada com procedimentos eficientes e não invasivos, trazendo mais qualidade de vida e melhora da autoestima. Para os casos mais severos, há opções cirúrgicas. A maior parte dos casos de hiperidrose, contudo, pode ser controlada com a ajuda de medicamentos tópicos e orais e com aplicações de toxina botulínica.       

 

 
Alguns cuidados importantes para portadores de Hiperidrose:

 

  • Optar por roupas de tecidos naturais. 

  • Controlar o estresse emocional.

  • Evitar alimentos muito condimentados.

Mais informações sobre Hiperidrose:
http://www.sbcd.org.br/pagina/1598

 

 

 

Fato importante:  

Geralmente, a hiperidrose não vem acompanhada de odor no suor, isso ocorre devido a contaminação por bactérias, então, manter a higienização adequada dos locais afetados pela hiperidrose é fundamental.

Av. São  Gualter 615, Alto de Pinheiros - São Paulo -SP

consultorio@eliandre.com.br

Tel: 11-3021-2104 | Fax: 11-3023-4832

 

Responsável técnico:

Dra. Eliandre Palermo

CRM:78723  RQE:27332