VITILIGO

Características principais e sintomas

 

O vitiligo manifesta-se pela perda de coloração da pele devido a redução ou desaparecimento, em determinadas regiões, dos melanócitos, que são as células responsáveis pela formação da melanina, que dá cor à pele, resultando no aparecimento de manchas brancas pelo corpo, sendo as áreas mais comuns a face, mãos, pés, joelhos e cotovelos. As manchas costumam ser indolores e o vitiligo não gera outros problemas à saúde física do seu portador. 

 

 

Causas

 

As causas do vitiligo ainda não estão totalmente esclarecidas, mas a literatura médica faz associações à suscetibilidade genética, em cerca de 30% dos casos, e também a problemas autoimunes e fatores emocionais, como traumas, que podem desencadear ou agravar a doença. Caso haja histórico de vitiligo na família é preciso procurar um médico dermatologista para diagnóstico precoce, caso apareçam lesões de hipopigmentação pelo corpo. 

Diagnóstico e Tratamento
 
O diagnóstico é clínico e laboratorial e é importante que seja feito por um médico dermatologista para determinar o tipo de vitiligo e indicar o tratamento mais adequado.
 
Embora não resulte em desconforto ou cause outros problemas físicos ao portador, o vitiligo, contudo, pode afetar a qualidade de vida, uma vez que interfere na autoestima da pessoa.
 
O médico pode indicar opções de tratamento para controle da doença, conforme cada caso, que podem incluir o uso tópico de cremes e loções, medicações que induzem à repigmentação das áreas afetadas, fototerapia, aplicação de laser e até técnicas cirúrgicas. 

 

 

 

Alguns cuidados importantes para portadores de Vitiligo

 

  • É importante controlar o estresse, uma vez que pode agravar o vitiligo.

  • Controlar a exposição solar e quando o fizer, atenção para o uso de proteção solar, conforme indicação do médico dermatologista.

Eliandre Palermo Dermatologia

 

Fato importante : 

Vitiligo não é contagioso!